"Power Gig" é jogo musical com guitarra de verdade

6 de abr. de 2010


As reclamações sobre os games musicais presentes no mercado são sempre as mesmas: você não está tocando guitarra, você não aprende guitarra e o jogador se limita a apertar botões enquanto a música possui elaborados "riffs" e sequências de notas complexas.

Porém , a produtora Seven45, está preparando um game que promete ensinar o jogador a tocar de verdade. É "Power Gig: Rise of the Sixstring", título previsto para sair no final do ano para Xbox 360 e PlayStation 3.

Seu funcionamento é bastante semelhante a Rock Band e Guitar Hero, com uma exceção: a guitarra é de verdade (ou quase).
O controle do game é uma guitarra com proporções bastante próximas a de um instrumento verdadeiro (tem 75% do tamanho de uma guitarra comum), com cordas, ponte, tarraxas e escalas. Mas como funciona a magia?

Trata-se na verdade de um controle MIDI, como os usados em estúdios para a simulação de diferentes instrumentos e sons por meio da guitarra. Desta forma o software consegue captar com exatidão as frequências sonoras emitidas pelas cordas, levando em conta a posição de seus dedos na própria escala.



Jogo e treinador


O game em si lembra os cânones do gênero, mas, como a guitarra é de verdade, as notas refletem as 12 casas e as seis cordas do instrumento.

A ideia é que o jogo possa ensinar ao seu usuário algumas músicas na guitarra e conforme a dificuldade aumenta, maior é o nível de aprendizado, levando ainda em conta diferentes técnicas no instrumento. Por enquanto não existe qualquer informação sobre trilha sonora. O preço também não foi divulgado, mas a Seven45 afirma que será "competitivo" com os atuais games musicais.

0 comentários: